As doenças inflamatórias intestinais (DII) são um grupo de condições crônicas que resultaram no trato gastrointestinal. As duas formas mais comuns de DII são a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Além dessas, existem outras formas menos comuns de DII, como a colite microscópica, colite isquêmica, enterite eosinofílica, enterocolite necrosante, entre outras.
1. Doença de Crohn: é uma condição crônica que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, da boca ao ânus. Ela é caracterizada por inflamação crônica que pode causar dor abdominal, diarreia, perda de peso, febre e fadiga.
2. Colite ulcerativa: é uma doença que afeta o cólon e o reto. Ela é caracterizada por inflamação crônica que pode causar dor abdominal, diarreia, febre e sangramento retal.
3. Colite microscópica: é uma condição em que o cólon apresenta inflamação crônica, mas sem lesões visíveis no exame endoscópico. Ela é mais comum em mulheres e pode causar diarreia crônica.
4. Colite isquêmica: é uma condição em que o cólon não recebe fluxo sanguíneo adequado, o que pode levar à inflamação e danos na parede do intestino. Ela é mais comum em idosos e pode causar dor abdominal, diarreia e sangramento retal.
5. Enterite eosinofílica: é uma condição rara em que o intestino delgado apresenta inflamação causada por um aumento anormal de células eosinófilas. Ela pode causar dor abdominal, diarreia e perda de peso.
Procure um médico ao sentir os sintomas. Cuide da sua saúde!
#anafesaude #doençasinflamatoriasintestinais #gastrointestinal #sintomas #planodesaude #cuidedasuasaude