16 de setembro 2025

Últimas notícias

Ouvidoria da ANAFE Saúde de cara nova. Apresentamos os novos ouvidores, membros da carreira de Procurador.

 A ouvidoria da ANAFE Saúde está em um novo nível. Agora, é formada por dois colegas procuradores federais: o Dr. Loris Baena e o Dr. Eduardo Raffa. Isso significa que, ao buscar ajuda, você será ouvido por quem conhece a sua realidade, alguém que entende o seu contexto, fala a sua língua e compartilha da mesma vivência profissional.

O Dr. Loris Baena é Procurador Federal, Doutor em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI. Possui mestrado em Direito pela UFSC e formações internacionais na Universidade de Heidelberg e na Universidad de Chile. Atuou como Procurador-Chefe do INPI, Coordenador de Consultoria Jurídica em Propriedade Intelectual e Gerente de Contencioso da ANS. Atualmente é Procurador-Chefe da Fiocruz, com foco em propriedade intelectual, direito à saúde e acesso a medicamentos.

O Dr. Eduardo Raffa é Procurador Federal, especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional pelo IDP e graduado em Direito pela FADI. Tem experiência em regulação em saúde suplementar, controle interno e gestão institucional. Atuou na FUNAI, na Procuradoria em Marília, na Equipe de Cobrança da 3ª Região e na Corregedoria-Geral da AGU. Foi Conselheiro Deliberativo da ANAFE Saúde e Diretor Jurídico da ANAFE.

Essa reformulação vem como um compromisso da diretoria, para fortalecer o diálogo com os beneficiários e valorizar a voz de cada um, além de atender às novas recomendações da ANS.

Quando e por que procurar a ouvidoria da ANAFE Saúde?

• Quando sua solicitação pelo primeiro nível de atendimento — Fale Conosco ou Concierge — não foi resolvida.

• Porque você será acolhido por colegas que sabem o que é estar no seu lugar.

• Porque muitas situações podem ser resolvidas diretamente aqui, sem a necessidade de acionar uma NIP (Notificação de Intermediação Preliminar) na ANS.

• Porque evitar uma NIP significa menos burocracia para você e menos custos para o plano, colaborando com a sustentabilidade da ANAFE Saúde.

Fácil, empática e resolutiva: a ouvidoria está pronta para ouvir, acolher e resolver, antes que você precise recorrer à ANS.

Fale com quem entende você. Fale com a ouvidoria da ANAFE Saúde.