De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é o câncer associado à exposição do trabalhador a agentes cancerígenos presentes nos processos e ambientes de trabalho. De 4 a 17% dos casos de câncer no mundo estão atribuídos ao trabalho.
Existem hoje, conhecidos, 79 agentes cancerígenos nos ambientes de trabalho e 38 tipos de câncer relacionados ao trabalho. Os 10 carcinógenos mais importantes presentes nos processos e ambientes de trabalho representam cerca de 85% de todas as mortes relacionadas ao trabalho.
Mesmo em situações de troca de função, emprego ou aposentadoria, o trabalhador pode desenvolver câncer relacionado ao trabalho e apresentar sinais e sintomas da doença muito tempo depois.
As trabalhadoras mais expostas são as que atuam em: radiologia, esterilização de materiais médico-cirúrgicos e hospitalares, esterilização industrial de produtos farmacêuticos e veterinários, de alimentos, de especiarias e de ração animal, produção e aplicação de agrotóxicos organoclorados, fabricação de transformadores elétricos, reparos elétricos (eletricistas) e atividades noturnas.
Não deixe de realizar os exames preventivos e de se cuidar.
#anafesaude #cancer #outubrorosa #examespreventivos #cuidese #cancerrelacionadoaotrabalho