14 de junho 2023

Últimas notícias

Alerta sobre casos recentes da Febre Maculosa no Brasil

Alerta sobre casos recentes da Febre Maculosa no Brasil

A Febre Maculosa, também conhecida como Febre do Carrapato, é uma doença infecciosa aguda e grave, causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii, transmitida aos seres humanos pela picada de carrapatos infectados. A doença está presente em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Portanto, conscientizar sobre seus sintomas, as áreas de risco e as medidas preventivas é de grande importância, principalmente em vista dos quatro casos fatais ocorridos recentemente no país.

No Brasil, a Febre Maculosa está mais presente em áreas de mata e nas zonas rurais, onde há maior presença de animais silvestres e do carrapato-estrela, o vetor da doença. As regiões Sul e Sudeste são mais propensas devido à maior presença de áreas rurais e florestais. No estado de São Paulo, por exemplo, áreas como Campinas, Jundiaí e região do Vale do Paraíba apresentam casos com regularidade. No entanto, é importante ressaltar que qualquer região que tenha a presença do carrapato-estrela é potencialmente um local de risco.

 

Sintomas da Febre Maculosa

A Febre Maculosa é uma doença grave e, se não tratada a tempo, pode levar à morte. Entre os sintomas mais comuns, estão:

 

· Febre alta (acima de 39ºC) de início súbito;

· Fortes dores de cabeça;

· Dores musculares;

· Mal-estar generalizado;

· Náuseas e vômitos;

· Manchas vermelhas na pele (principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés).

 

Caso observe estes sintomas após uma picada de carrapato, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente.

 

Como se prevenir

A melhor forma de prevenção é evitar a exposição aos carrapatos. Se você for a áreas de risco, siga as seguintes dicas:

 

· Use roupas de cor clara, pois facilitam a identificação dos carrapatos;

· Use calças compridas e blusas de manga longa. Insira a barra das calças dentro das meias para criar uma barreira física;

· Utilize repelentes à base de DEET ou Icaridina na pele e nas roupas;

· Ao retornar das áreas de risco, faça uma checagem completa no corpo para verificar a presença de carrapatos. Lembre-se, eles podem ser bem pequenos;

· Mantenha o jardim e a grama sempre cortados e limpos para evitar a proliferação dos carrapatos;

· Ao retirar o carrapato utilize pinça ou luvas e faça leves torções para soltá-lo;

· Nunca esmague os carrapatos com as unhas.

 Lembre-se, a melhor arma contra a Febre Maculosa é a informação. Ao reconhecer os sintomas e seguir as medidas preventivas, você contribuirá para a diminuição dos casos desta doença séria e potencialmente letal.